24/10/2018

B3 divulga resultados do “Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


 

São Paulo, 24 de outubro de 2018 – A B3 apresenta os resultados do segundo ano da iniciativa Relate ou Explique para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Realizado em parceria com a Global Reporting Initiative (GRI), a iniciativa apresenta os esforços das empresas listadas na B3 em publicar relatórios de sustentabilidade ou integrado levando em conta os ODS, um conjunto de 17 objetivos globais definidos em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa é voluntária e aberta a todas as empresas listadas, somando 437 companhias em 2018. Destas, 169 responderam ao questionário, o equivalente a 39% do total das listadas na B3. Do total de companhias respondentes, 26% divulgam seus relatórios considerando os ODS, estão elaborando, pretendem ou estão estudando a possibilidade de como considerá-los em seus relatórios.

Em 2018 a pesquisa apresenta alguns avanços em sua metodologia. A partir de agora, a B3 passa a relatar o recorte dos resultados das empresas listadas no Ibovespa e no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Além disso, a coleta de dados, que antes era feita apenas por autodeclaração, agora passa a ser feita com busca ativa também. “Passamos a realizar esta busca pois na experiência do nosso dia-a-dia com as companhias, havia mais empresas correlacionando os ODS em seus relatórios do que as que participaram na pesquisa. Além disso, é uma forma de incentivarmos as companhias a tornar os seus dados públicos, criando mais transparência para o investidor”, explica Sonia Favaretto, Diretora de imprensa, sustentabilidade, comunicação e investimento social da B3.

Outra novidade é que as informações que antes eram divulgadas em PDF, agora passam a ser disponibilizadas em Excel, em alinhamento aos estudos que a B3 está realizando em parceria com a Columbia Center for Sustainable Investment (CCSI) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Faculdade Getúlio Vargas (FGVces) sobre Big Data e inteligência artificial. O estudo conclui que os dados divulgados dessa maneira são mais facilmente capturados pelos investidores.

Das 62 empresas listadas no Ibovespa, 41 divulgam seus relatórios considerando os ODS. Deste resultado, 31 respostas foram coletadas através da autodeclaração e 10 através da busca ativa. Já sobre o ISE, 100% das companhias consideram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em seus relatórios. Das 30 empresas da carteira, 27 responderam à pesquisa e 3 foram identificadas através da busca ativa.

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o entendimento dos ODS e sua incorporação progressiva à estratégia empresarial das companhias listadas. Além disso, com o recorte do Ibovespa, a B3 passa a entender melhor como as empresas que são a liderança do mercado brasileiro estão trabalhando com a agenda de sustentabilidade.

Para visualizar o resultado completo do Relate ou Explique para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, basta acessar o banco de dados no site da B3 com os links para os relatórios das empresas, as explicações das que ainda não adotam a prática e as que não deram resposta.

 

Reconhecimento

O Relate ou Explique para os Objetivos do Desenvolvimento Responsável (ODS) foi reconhecido hoje como um dos 10 cases vencedores do “ISAR Honours” (Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting da UNCTAD), uma nova iniciativa da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) para reconhecer as boas práticas na área da sustentabilidade e reporte dos ODS por companhias.

“Consideramos este reconhecimento muito relevante para a agenda de desenvolvimento do mercado brasileiro e dos nossos clientes, as empresas listadas e investidores, demostrando que trabalhamos também para viabilizar e conectar as práticas do setor privado à sustentabilidade e aos ODS, especialmente”, comenta Sonia.

 

Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, documento lançado em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Esta nova agenda define as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para 2030 e busca mobilizar os esforços ao redor de uma série comum de objetivos e metas.