Sustentabilidade nas empresas

Conheça as iniciativas da B3 junto às empresas que valorizam o tema de sustentabilidade

Relate ou explique

A B3, a partir de 2012, passou a recomendar às empresas listadas que indicassem no Formulário de Referência no item 7.8 – “Descrição das relações de longo prazo relevantes da companhia que não figurem em outra parte deste formulário”, se publicavam relatórios de sustentabilidade, integrado ou similar; e onde este estava disponível. Em caso negativo, as empresas deveriam explicar por que não o faziam.
 
Essa iniciativa, intitulada “Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado”, realizada em parceria com a GRI – Global Reporting Initiative e em apoio ao IIRC – International Integrated Reporting Council,  objetivava uma adesão progressiva das companhias à prática de reportar para os investidores informações e resultados relacionados às dimensões ambiental, social e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês). Assim, foi uma maneira de disponibilizar aos investidores e interessados um meio rápido de acesso a estas informações.
 
O ano de 2015 foi o último de seu formato original – e por um ótimo motivo. Em revisão do Formulário de Referência, o órgão regulador Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tornou obrigatória essa forma de disclosure sobre informações socioambientais a partir de 2016. Assim, não há mais necessidade de que a companhia faça esse pedido de reporte, e o compromisso das empresas passou a ser com o regulador. 
 

Publicações e encontros

A B3 proporciona um ambiente para promoção e discussão da sustentabilidade, por meio de publicações e encontros.  Entre as publicações, há o “Guia de Sustentabilidade”, que apresenta uma linha do tempo da evolução do conceito da sustentabilidade no meio empresarial, a partir de 1950, e sugere “13 passos rumos à sustentabilidade”.

Índices

A B3 mantém um conjunto de índices para acompanhar o desempenho de empresas comprometidas com as melhores práticas de responsabilidade social e sustentabilidade.