Estratégia

Estratégia ASG

Quando o assunto é ASG (sigla para ambiental, social e governança corporativa), somos uma empresa com duplo chapéu:

Como companhia aberta

Nos comprometemos a implementar iniciativas que estejam em linha com as melhores práticas da agenda ASG.

Como indutores de mercado

Nosso compromisso é induzir empresas listadas e o mercado em geral a avançarem nos aspectos ambientais, sociais e de governança.

Para fazer frente a esse desafio, desde 2020 contamos com uma estratégia de sustentabilidade, aprovada pela Diretoria Estatutária e com efeito para toda a organização.

O objetivo é que, por meio dessa estratégia, possamos potencializar o impacto positivo para todos os públicos de relacionamento e, assim, conduzir o desenvolvimento sustentável para a sociedade prosperar.

Pilares

A estratégia é orientada por três pilares:

1

Ser uma companhia alinhada às melhores práticas de sustentabilidade

Este pilar se relaciona com a nossa gestão interna ASG, por meio da qual buscamos estar alinhados com as melhores práticas de sustentabilidade existentes no mercado. Inclui, por exemplo, iniciativas relacionadas a mudanças climáticas; governança corporativa e gestão de riscos.

Na dimensão Social, um dos temas priorizados por nós neste pilar é o de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). Por isso, contamos com uma área específica para tratar do tema na organização, com estratégia e pilares definidos.

Assim como ocorre com a nossa forma de atuar em ASG, nossa estratégia de DEI assume um duplo chapéu: internamente, temos como principal linha de atuação aprimorar nosso ambiente de trabalho e realizar a inclusão de pessoas de grupos sub-representados; externamente, buscamos induzir a adoção de boas práticas por meio da disponibilização de dados, educação e desenvolvimento para o mercado.

Outro tema priorizado nesta dimensão é o apoio à sociedade. Na B3, essa frente é liderada pela B3 Social, que tem o propósito de contribuir com a redução de desigualdades sociais no Brasil financiando organizações e projetos que atuem de forma estruturante na melhoria da educação pública brasileira.

Além do Investimento Social Corporativo, a B3 Social também é responsável pelas ações de voluntariado e o estímulo à adoção de boas práticas de investimento social no mercado.

Por meio dessas iniciativas, a B3 Social se alinha à materialidade da Companhia e contribui para termos pessoas capazes de cooperar com o desenvolvimento do país.

2

Induzir boas práticas ASG no mercado brasileiro

Nesta frente, temos o objetivo de apoiar empresas listadas e o mercado em geral nas suas jornadas ASG, além de buscar formas para que mais pessoas físicas ingressem no mercado financeiro e de capitais, de forma a estimular o crescimento dos investimentos no país.

3

Fortalecer o portfólio de produtos e abrir novas frentes ASG

Queremos fortalecer os produtos ASG já disponíveis e identificar novas oportunidades de atuação. Para isso, promovemos o desenvolvimento e lançamento de alternativas que impulsionem a agenda ambiental, social e de governança de empresas e investidores. Desta forma, disponibilizamos produtos ASG em três segmentos: Listado, Balcão e Tecnologia, Dados e Serviços.

ASG na prática

Além da estratégia de sustentabilidade, contamos com a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC), aprovada pelo Conselho de Administração, que busca estabelecer princípios e diretrizes e expressar práticas corporativas que norteiam a nossa atuação. Outras políticas podem ser acessadas no website de Relações com Investidores.

ASG na prática

Para conhecer as ações relacionadas a cada pilar da estratégia ASG, como as práticas de diversidade, equidade & inclusão, investimento social corporativo , governança corporativa e mudanças climáticas, acesse nosso Relatório Anual ou envie uma mensagem para sustentabilidade@b3.com.br.

Capa do Relatório Anual 2023, Pessoas ao fundo comemorando os resultados