O DATAWISE é o serviço que consolida dados dos mercados atendidos pela B3 e de fontes externas para possibilitar a consulta de informações relevantes para o seu negócio de forma fácil, ágil e inteligente.
DATAWISE
- Home
- Market Data e Índices
- Serviços de dados
- DATAWISE
- Perguntas Frequentes
Serviço DATAWISE
Os tópicos selecionados abaixo podem ajudar você a esclarecer algumas dúvidas sobre o DATAWISE. Para mais informações, entre em contato com nosso suporte comercial através do e-mail [email protected].
- O que é o DATAWISE?
- Quais são os pacotes disponíveis?
- DATAWISE Reports é o website com relatórios analíticos dos dados de negociação e pós-negociação dos ativos de balcão.
- Posso divulgar as informações do DATAWISE para pessoas externas da companhia contratante?
Não, os dados contidos dentro do DATAWISE são exclusivos para uso em atividades internas
- O que é o CAU?
O Controle de Acessos Unificado (CAU) é o sistema utilizado pelo DATAWISE para o gerenciamento do perfil dos produtos (DATAWISE Dashboards e Reports) e dos usuários contratados.
- Quais as caracterizações das empresas no DATAWISE (internet e Extranet)?
-
Internet: Empresas listadas, startups, assets, entre outras empresas que não possuem uma conexão VPN ou RCB com a B3 têm a criação de usuários que podem ter acesso ao DATAWISE realizado pela B3
-
Extranet: Participantes de negociação (Agentes de custódia, PN, PNP, etc), que possuem conexão VPN ou RCB com a B3 e escolhem no momento de a contratação serem do perfil extranet por terem o direito à possuírem um usuário privilegiado, que são os usuários da instituição com o papel administrativo dentro do DATAWISE realizando a criação ou exclusão de usuários e o atrelamento de perfil do produto a eles.
-
- Quem é o privilegiado do CAU?
As empresas do perfil extranet, ou seja, bancos e corretoras que possuem conexão VPN ou RCB com a B3, que optam no momento da contratação por ter um perfil administrativo dentro do sistema CAU, possuem pelo menos um usuário privilegiado. O usuário desse perfil é o responsável da empresa pelo gerenciamento dos usuários da instituição (criação ou exclusão) e perfis do produto DATAWISE.
- O privilegiado do CAU consegue atrelar perfil para o próprio usuário ou para outros privilegiados?
Não, apenas a B3 consegue realizar o atrelamento do perfil para os usuários privilegiados da instituição.
- Como funciona o acesso para instituições de empresas de mesmo grupo econômico
O acesso ao produto DATAWISE é feito via CAU quando as empresas são extranets, os privilegiados das empresas atuam provisionando o cadastro no CAU. No caso de empresas internet, a B3 é encarregada pelo cadastro.
Essa situação cadastral do CAU funciona para conglomerados no sentido que, se for uma empresa extranet brasileiro, a atuação no cadastro é de responsabilidade do próprio participante e suas afiliadas sejam locais ou globais. Se for uma empresa internet, o cadastro é feito pela B3, seja o conglomerado local ou global.
Desse modo, o cadastro em si não muda por ser uma empresa global ou local, porém, independentemente de ser conglomerado ou não, são três licenças para cada contrato. 3 para DATAWISE Dashboards, 3 para DATAWISE Insights e ilimitado para DATAWISE Reports.
- Como funciona a liberação do serviço?
A liberação do serviço depende do perfil da empresa contratante (internet e extranet), no qual para as empresas internets a liberação é feita exclusivamente pela B3, enquanto para as extranets há a ação da B3 e do usuário privilegiado. Para mais informações sobre a liberação, por favor, acesse o item Etapa de liberações DATAWISE da aba de Contratação e Acesso.
- Como altero os usuários que podem ter acesso aos produtos do DATAWISE?
No DATAWISE existe anexos específicos para modificações de usuários e para modifica-los basta preencher o anexo selecionando a opção que gostaria (inclusão ou exclusão) e envio dele para a equipe de contratação no e-mail [email protected]. A seguir segue o direcionamento desses anexos por módulo do DATAWISE:
- Anexo V: corresponde ao módulo DATAWISE Reports
É importante ressaltar que para os contratantes extranets do módulo Reports que não há a necessidade de preenchimento do anexo V a menos que o usuário que queira modificação seja um dos privilegiados da instituição. A administração dos demais usuários é feita exclusivamente pelo usuário privilegiado.
DATAWISE REPORTS
- Quais são os formatos dos relatórios?
Os formatos de relatórios disponíveis são o Market Report no qual os arquivos podem ser disponibilizados em PDF ou XLSX ou o Data Report no qual os arquivos podem ser disponibilizados em XLSX ou TXT. Para maiores informações sobre os relatórios acesse a aba de pacotes disponíveis e manuais.
- Quais são os relatórios disponíveis?
Na aba de pacote disponíveis e manuais é possível verificar ao final da página todos os dashboards disponíveis para contratação e realizar download do manual no qual encontrará mais detalhes sobre o conteúdo e layout.
- Qual a função do usuário Master?
O usuário master é responsável por atribuir as funções de “Comprador”, “Visualizador” ou “Nenhum” para os usuários da instituição dentro da plataforma do DATAWISE Reports.
- Qual a função dos usuários com a permissão de comprador?
Os compradores são os usuários responsáveis pela compra dos relatórios da instituição e pela liberação dos relatórios para os usuários da empresa. Além de poder visualizar os arquivos e realizar downloads dos relatórios.
- Qual a função dos usuários com a permissão de visualizador?
Os visualizadores podem visualizar os arquivos e fazer download dos relatórios.
- Qual a diferença entre usuário master e privilegiado?
O usuário master é responsável pela administração de permissões dentro do DATAWISE Report, já o privilegiado é o responsável pela administração de perfis e usuários no CAU
- Como é realizada a compra de relatórios dentro do DATAWISE Reports?
O usuário comprador terá disponível a aba de produtos na qual será exposto quais relatórios estão disponíveis com os preços na qual o usuário poderá efetuar a compra. Caso queira algum relatório que não esteja disponível na página basta entrar em contato conosco através do e-mail [email protected]
- Quais os perfis disponíveis no DATAWISE Reports?
No Reports temos duas opções de perfils que podem ser atrelados ao usuário após a contratação do serviço:
- Perfil DATAWISE_REPORT-EXT-COMUM para ter acesso a aba de download de arquivo, que é a aba em que terá acesso ao produto dentro da plataforma;
- Perfil DATAWISE_REPORT-EXT-MASTER para controlar as permissões de “Comprador” e “Visualizador” dentro da plataforma;
Caso queira ter acesso ao produto como o papel administrativo deve se atrelar os dois perfis mencionados acima.
- Quais as abas disponíveis para cada usuário?
- A aba de administração: somente estará disponível para os usuários com o perfil master e ela permite que o usuário de a permissão de “Comprador” ou “Visualizador” aos usuários da instituição. Faz-se válido ressaltar que se o usuário tiver apenas o perfil master ele não conseguirá acesso a aba de downloads, que dá acesso ao produto.
- A aba de download: Estará disponível para os usuários que possuem o perfil de usuário comum a seu usuário. Os arquivos que o usuário comprador liberou para aquele determinado usuário ficam dispostos nessa aba para que seja realizado o download.
- A aba de produtos: Estará disponível para os usuários compradores. Nesta aba os usuários podem visualizar os produtos existentes, os exemplos de produtos e contratar novos produtos.
- Há um limite de usuários no DATAWISE Report?
Os acessos a plataforma do Reports são de administração e responsabilidade da própria instituição, então caso a instituição queira obter mais usuários para:
- Empresas extranets devem contatar o usuário privilegiado e pedir que ele crie e atrele os perfils do DATAWISE Reports (Master e/ou Comum) no portal do CAU
- Empresas internet devem preencher o Anexo V, sinalizar os perfils do DATAWISE Reports (Master e/ou Comum) que deseja ter atrelado ao seu usuário e enviar o documento para [email protected].