26/04/2023
B3 apoia iniciativa do Pacto Global da ONU para estimular novas adesões
São Paulo, 26 de abril de 2023 – O Pacto Global da ONU no Brasil promoveu nesta quarta-feira (26) um IPO simbólico do Planeta Terra, com o ticker (código que representa as empresas listadas na bolsa) fictício TERR4. A iniciativa teveo objetivo de estimular a adesão de outras companhias ao compromisso com políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade norteadas pelos princípios de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
Além do toque de campainha realizado na sede da B3, a bolsa do Brasil, foram elaborados conteúdos informativos para auxiliar na conscientização sobre o estado alarmante do planeta. Usando elementos do universo corporativo, o Pacto Global desenvolveu site institucional e relatório anual para a TERR4.
No site, as pessoas podem acompanhar o valor simbólico das ações da “empresa” em tempo real. O mecanismo de flutuação funciona por meio do monitoramento de diversos portais de notícias do Brasil e do mundo. A cada notícia sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais, o valor da ação oscila. Quando negativas, o valor cai. No caso oposto, o valor sobe. É um instrumento didático para mostrar o quanto as nossas ações interferem no planeta. Já o relatório, batizado de “Relatório Urgente”, traduz todos os últimos resultados científicos e estatísticos do planeta em uma linguagem empresarial. A campanha mostra que investir na TERR4 significa se engajar no Pacto Global, que já conta com 1900 empresas participantes no Brasil e 18 mil no mundo. O cadastro de interesse pode ser feito via site da TERR4 ou do próprio Pacto Global.
“Precisamos investir na Terra e precisamos investir agora. É o investimento mais importante que temos a fazer, já que ela é a nossa maior empresa. O setor privado tem entendido que estar dentro dessa agenda é fundamental, mas 2030 está cada vez mais perto e chegar aos ODS é uma prioridade para todas e todos nós nesse momento. Ou deveria ser uma prioridade. Somente com a união de todos esses stakeholders faremos a diferença de fato. Por isso, esse lançamento do IPO da Terra tem um simbolismo muito importante para o Pacto Global da ONU e seus parceiros nessa jornada. Sem deixar ninguém para trás”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.
“A B3 foi a primeira bolsa de valores do mundo a aderir ao Pacto Global, em 2005, e um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade é induzir boas práticas ESG no mercado. Como parte do nosso papel de indução, buscamos sensibilizar e engajar as empresas sobre a importância de adotarem essa agenda em seus negócios, porque um mundo mais sustentável só poderá ser construído com a participação de todas as esferas da sociedade. Ao abrigar a ‘abertura de capital’ da TERR4, a bolsa do Brasil reitera seu compromisso com os princípios do Pacto Global e reforça o chamamento para que cada vez mais empresas participem dessa iniciativa e invistam no futuro do nosso planeta”, diz Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.
A partir desse chamamento, o principal objetivo é estimular que mais empresas façam parte do Pacto Global, iniciativa da ONU para engajar a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, por meio de Dez Princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A motivação é reflexo da decadência global, especialmente no quesito meio ambiente, que cresceu 6,6% durante a pandemia, junto a ameaça de diversas metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo a última edição do Relatório Luz, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, cinco das 13 metas do ODS 15, relacionadas à promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres e ao impedimento da perda da biodiversidade, regrediram. Já no ODS 13, relacionado a medidas de combate à mudança climática e seus impactos, todas as metas estão em retrocesso.
Campanha de lançamento TERR4
Criada pela AlmapBBDO, a estratégia conta, além do lançamento da empresa, com filme, anúncios, mídia exterior e ativação via influenciadores digitais, fazendo uma releitura sincera de uma empresa com grande risco de falência, mas com potencial de reverter o quadro, gerando impactos positivos em um período de médio a longo prazo.. “A ideia de fazer um IPO da Terra joga luz na urgência de se fazer algo pelo planeta. Queremos lembrar aos ‘investidores’ que, se esse fluxo de caixa não melhorar, perderemos a fonte da humanidade. E somente com outras empresas comprometidas com o Pacto Global é que conseguiremos melhorar, dia após dia, os índices do lugar onde todos nós vivemos”, Marco Giannelli (Pernil), Chief Creative Office da AlmapBBDO.