02/10/2023
B3 celebra 7ª edição da Semana Mundial do Investidor
São Paulo, 2 de outubro de 2023 – A B3 realizou hoje toque de campainha que marcou o início da 7ª edição da Semana Mundial do Investidor. A iniciativa, que se estende até o dia 8 de outubro, é promovida pela Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores) e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e tem o apoio da bolsa do Brasil para impulsionar a agenda de educação financeira. Em todo o mundo, mais de 100 países celebram a World Investor Week.
Após a cerimônia de lançamento da Semana do Investidor, a B3 também recebeu painéis abertos ao público para discutir a educação financeira em diferentes aspectos com professores, influenciadores e especialistas. Entre os painelistas, estiveram presentes o influenciador Murilo Duarte, o Favelado Investidor, Gaby Chaves, influenciadora e gestora da plataforma empoderamento financeiro da comunidade negra e periférica NoFront, Arthur Vieira de Moraes, professor de finanças e influenciador, e Pablo Spyer, economista-sócio da XP e apresentador da Jovem Pan.
+Acesse a programação completa da Semana do Investidor 2023 no Brasil.
Iluminação especial do Cristo Redentor
Para trazer ainda mais visibilidade para a agenda da educação financeira, a CVM, em parceria com a B3, iluminará o Cristo Redentor hoje, entre as 18h e 19h, nas cores oficiais da iniciativa: verde, azul e amarelo.
Também será realizada na manhã de terça-feira (3) uma cerimônia no Santuário do Cristo Redentor, com a presença de representantes da B3, da CVM e de membros do órgão regulador do Uruguai, marcando assim o lançamento da Semana Global do Investidor nas Américas.
“A Semana do Investidor é uma importante iniciativa em nível global que provoca a reflexão sobre a importância da organização financeira para o bem-estar da sociedade. Seja gerindo melhor as finanças pessoais ou investindo para objetivos de longo prazo, a educação financeira é a chave para transformar sonhos em realidade, e a B3 se orgulha em poder fazer parte dessa agenda. Por meio da produção de conteúdo próprio em diversas plataformas e da colaboração com participantes de mercado, temos o potencial de transformar a vida de milhões de brasileiros, tornando a informação sobre finanças mais acessível e democrática”, afirma Juca Andrade, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3.
De acordo com João Pedro Nascimento, presidente da CVM, celebrar a data no Cristo Redentor é um ato simbólico que reforça o compromisso da entidade com os investidores brasileiros.
“A educação financeira é um instrumento de inclusão social. Contar com o apoio do Santuário Cristo Redentor na realização deste evento inédito será de grande importância para a sociedade e para o Mercado de Capitais. Juntos, teremos a oportunidades de conscientizar um número amplo de cidadãos a respeito da relevância da educação financeira e demonstrar, na prática, que o Mercado de Capitais é ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas, em especial, aquelas de cunho econômico e social", reforça o presidente da CVM.