07/08/2023

B3 e outras iniciativas de ESG e diversidade


A B3 lidera a promoção da agenda ESG no mercado brasileiro há duas décadas e tem uma estratégia de sustentabilidade baseada em três pilares: ser uma empresa alinhada às melhores práticas; induzir boas práticas no mercado e fortalecer o portfólio de produtos ESG.

Além da oferta de índices, a B3 disponibiliza, no mercado de balcão, plataformas para registro de títulos temáticos sustentáveis e de CPR (Cédulas de Produto Rural) Verdes e ambiente para negociação e registro dos Cbios (créditos de descarbonização). No segmento de tecnologia, dados e serviços, a plataforma ESG Workspace disponibiliza informações das empresas que participam como elegíveis no processo de seleção do ISE B3.

No pilar de indução de mercado, a criação do IDIVERSA B3 se soma a uma série de outras iniciativas da bolsa do Brasil, como:

  • Lançamento do Guia de Boas Práticas em Diversidade, Equidade e Inclusão, produzido em parceria com a iO Diversidade e o Instituto Locomotiva, para apoiar as empresas em sua jornada de DEI.
  • Realização de uma pesquisa inédita, também em parceria com iO Diversidade e Instituto Locomotiva, sobre a percepção da população brasileira em relação à diversidade e o que as pessoas esperam das marcas e empresas na promoção dessa agenda.
  • Realização da abertura simbólica de capital do Planeta Terra na bolsa, com o ticker TERR4, para estimular adesões ao Pacto Global da ONU. A B3 foi a primeira bolsa do mundo a aderir à inciativa das Nações Unidas, em 2005. Em junho, o IPO da TERR4 venceu o Grand Prix na categoria B2B (o primeiro de um case brasileiro nessa categoria) no Cannes Lions, principal festival de criatividade do mundo.
  • Aprovação, junto à CVM, do Anexo ASG, proposta para aumentar a transparência no reporte de boas práticas e estimular a ampliação da representatividade nas diretorias estatutárias e conselhos de administração das empresas listadas.

Internamente, a B3 também vem evoluindo na implantação de iniciativas e programas para ampliar a diversidade em todos os níveis da companhia, como o Manas da Tech, para a contratação de mulheres na área de tecnologia. Desde o ano passado, 100% das lideranças têm entre suas metas individuais o aumento da representatividade em seus times. Treinamentos para todos os líderes e o uso de currículo oculto também foram implementados para minimizar a influência de vieses em processos seletivos. E, na composição da alta liderança, a B3 conta atualmente com quatro mulheres na diretoria estatutária e quatro no conselho de administração.