22/08/2022

B3 lança o site Bora Investir para ajudar novos investidores pessoa física em suas decisões financeiras

Plataforma, que reforça movimento da bolsa pela educação financeira, tem ferramenta exclusiva que mostra como as pessoas aplicam seu dinheiro na B3


 

São Paulo, 22 de agosto de 2022 – A B3 lança hoje o Bora Investir, um site desenvolvido em parceria com o Estadão Blue Studio, núcleo de produção de conteúdo de alta performance do Estadão e a Buildbox, especialista em soluções digitais. O lançamento vai oferecer conteúdo sobre investimentos e ajudar na jornada financeira dos milhões de investidores pessoas físicas que já aplicam em bolsa – renda variável e renda fixa. A plataforma também foi desenvolvida para auxiliar os demais brasileiros que têm interesse em iniciar no mundo dos investimentos e estão à procura de informações de qualidade para tomarem suas decisões.

+ Confira aqui o B3 Bora Investir, o novo site da bolsa para auxiliar o investidor pessoa física

O site traz conteúdos em diversos formatos: textos, infográficos, vídeos e podcasts, e uma de suas principais novidades é a ferramenta exclusiva de comparação de investimentos desenvolvida a partir de dados da B3. Chamada de A Grana do Vizinho, essa funcionalidade permite a qualquer pessoa ver como é a composição da carteira da média dos investidores na bolsa. Os dados permitem ao usuário entender como investem pessoas com o perfil sociodemográfico semelhante ao seu. As informações são agregadas e tratadas com base nas regras da LGPD.

O B3 Bora Investir tem também como propósito reunir, a partir de curadoria, conteúdos de influenciadores, parceiros e clientes da bolsa (como corretoras, bancos e outras instituições financeiras), e, dessa maneira, fomentar a educação financeira e o desenvolvimento do mercado de capitais.

“Vivemos a chegada de um grande número de novos investidores e é papel da B3, como a bolsa do Brasil, estar próxima dessas pessoas, oferecer informação de qualidade e com credibilidade para apoiarmos o crescimento e desenvolvimento da nossa economia e do mercado de capitais. O site que lançamos agora é parte dessa visão e do nosso compromisso de ampliar a oferta de educação financeira”, afirma Ana Buchaim, diretora-executiva de Pessoas, Comunicação, Marketing, Sustentabilidade e Investimento Social da B3.

Com expertise em produção de conteúdo e performance digital, o Estadão Blue Studio montou uma equipe multidisciplinar dedicada para o projeto. Para Paulo Pessoa, diretor comercial do Estadão, a plataforma foi pensada para ser a principal fonte de informação para o público-alvo. “Aportamos no projeto nossa principal fortaleza: a produção de conteúdo de qualidade, de alta performance com a credibilidade do Estadão, refletindo a estratégia da B3. Desta forma, conseguiremos construir rapidamente uma audiência qualificada, o que colocará o B3 Bora Investir em uma posição de destaque no mercado”, complementa Pessoa.

Os conteúdos do novo site têm linguagem adaptada para explicar o mercado de uma maneira mais leve e didática, passando por dúvidas sobre tipos de investimento, como começar a investir, como organizar as finanças, além de acompanhar cotações do mercado e da cobertura das principais notícias diárias que podem impactar o bolso do investidor.

“Temos lançado mão de diversas iniciativas para ampliar o número de pessoas buscando alternativas de investimentos. O B3 Bora Investir faz parte desse grande esforço para estar cada vez mais próximo do investidor individual. A nova área do investidor e as iniciativas da B3 Educação, em conjunto com nossos clientes, foram passos importantes. Agora, ampliaremos nosso alcance com este novo site. O que queremos é ajudar e participar da formação financeira do brasileiro, que é o presente e o futuro do mercado de capitais brasileiro”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física.

O Bora Investir complementa o conjunto de fontes de informações e de educação financeira que a B3 já oferece e se soma aos esforços realizados pelos demais integrantes do mercado brasileiro. Atualmente, os investidores que quiserem se aprofundar nos temas financeiros, inclusive para além de bolsa de valores, já têm à disposição um hub que oferece cursos gratuitos no endereço: https://edu.b3.com.br. Para informações mais técnicas, o site oficial da bolsa também disponibiliza dados regulatórios e de produtos. Já as redes sociais da bolsa (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e plataformas de podcast), onde há variedade de conteúdos e linguagem, também podem ajudar investidores iniciantes e experientes.

A Grana do Vizinho

Trimestralmente, a B3 divulga um trabalho sobre a evolução dos investimentos realizados em renda variável e renda fixa. A partir desses dados, que consolidam por exemplo, valor médio de investimento, faixa etária dos investidores, novos CPFs, entre outros, a B3 criou A Grana do Vizinho. Se você é, por exemplo, uma mulher, de 30 anos, do norte do país, pode incluir seus dados no B3 Bora Investir e conhecerá como outras pessoas com essas características estão posicionadas tanto em renda fixa quanto em renda variável

Um exemplo da aplicação da ferramenta pode ser visto abaixo: 

 

A Grana do Vizinho.png

 

 

O B3 Bora Investir está dividido em três seções: Notícias, Objetivos Financeiros e Tipos de Investimento. Em Notícias, o usuário encontra os principais temas do dia, mas sempre a partir de um olhar explicativo e contextual. Informações sobre empresas e ESG também estão nessa área, ajudando o investidor a acompanhar o dia a dia do mercado.

Em Objetivos Financeiros serão ofertados conteúdos que auxiliem a audiência a organizar suas finanças e outros que o ajudem a investir melhor, a partir dos seus objetivos e de acordo com seu perfil de risco. Já em Tipos de Investimento haverá informação sobre produtos de renda fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, entre outros) e de renda variável (ações, BDRs, ETFs, criptoativos etc.)