15/09/2025

B3 lança selo de especialização em ETFs, BDRs e Fundos Imobiliários para assessores de investimento


ETF Week _cauediniz B3-3931-2.jpg

Foto: Cauê Diniz/B3

São Paulo, 15 de setembro de 2025 – A B3, a bolsa do Brasil, em parceria com a Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores), está lançando uma trilha educacional para certificar assessores e consultores de investimento como especialistas em ETFs, BDRs e Fundos Imobiliários. O objetivo é aprofundar o conhecimento dos profissionais sobre produtos listados do mercado à vista (Cash Equities), ajudando a ampliar a distribuição desses instrumentos para os investidores. O lançamento foi anunciado nesta nesta segunda-feira (15) durante a ETF Week SP, principal evento do país sobre a indústria dos fundos de índices, realizado na sede da B3.

Com carga horária total de 29 horas, a iniciativa acompanha a constante evolução do mercado de capitais, que tem incorporado produtos cada vez mais sofisticados e alinhados às tendências globais, como por exemplo, ETFs híbridos (que combinam renda fixa e variável no mesmo ativo e passaram a ser disponibilizados neste ano na bolsa brasileira) e BDRs de grandes empresas internacionais, capacitando os assessores e consultores a melhor orientar seus clientes na tomada de decisão e diversificação da carteira, com produtos que podem ser acessados facilmente na B3, por meio do home broker das corretoras.

A trilha educacional oferecida pela B3 e a Ancord proporcionará aos assessores e consultores uma formação robusta e prática, com foco na aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. Ao final, será concedida a certificação B3 em Produtos Listados no Mercado à Vista. 

Um dos grandes diferenciais do programa é a validação de pontos tanto pela Ancord quanto pelo PQO (Programa de Qualificação Operacional) da B3. A Ancord, entidade responsável por certificar os assessores de investimento, exige a acumulação de pontos periódicos para manutenção da certificação profissional. Ao concluir a trilha, os participantes poderão contabilizar esses pontos, reforçando seu compromisso com a educação continuada e a excelência no atendimento ao investidor.

Já o PQO, certificação da própria B3, reconhece a qualificação técnica dos profissionais que atuam no mercado de capitais, agregando ainda mais valor à formação oferecida. “Com essa iniciativa, a B3 reafirma seu papel como agente de transformação e desenvolvimento do mercado financeiro brasileiro, promovendo a capacitação dos profissionais que estão na linha de frente do relacionamento com os investidores. O avanço da indústria de produtos como os ETFs e BDRs passa pela educação financeira, o incentivo à distribuição, por meio dos assessores e corretoras, e a melhor experiência para o cliente, e o programa contribuirá para reforçar esses pilares”, afirma Thalita Forne, superintendente Produtos de Equities da B3. 

O programa foi disponibilizado em primeira mão para os assessores participantes da ETF Week B3. Os profissionais de investimento interessados podem solicitar acesso pelo e-mail [email protected].