26/03/2025

Após primeira edição com 546 mil alunos participantes, OLITEF abre inscrições para 2025

Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira deste ano ocorrerá em setembro


OLITEF 26MAR2025.jpg

Cerimônia de premiação da OLITEF 2024 (Cauê Diniz / B3 / Divulgação)

São Paulo, 26 de março de 2025 - A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), competição educacional criada pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), anuncia a abertura das inscrições para a edição de 2025, que acontecerá no dia 9 setembro. Este ano, a competição expandirá a participação para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Todos os estudantes cadastrados pelas escolas na plataforma da OLITEF terão acesso gratuito ao material preparatório, aos resultados da prova e poderão emitir o certificado de participação.

“Estamos muito entusiasmados com a nova edição da OLITEF. Temos um objetivo ousado de buscar pelo menos 5 milhões de alunos participando da OLITEF 2025”, afirma o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

Consolidada como a maior olimpíada de educação financeira do país, a OLITEF ficou conhecida por incentivar o aprendizado de finanças pessoais, matemática financeira básica e investimentos entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio.  A primeira edição, realizada em setembro de 2024, contou com a participação de mais de 546 mil alunos, abrangendo 2.234 cidades e alcançando 43% dos municípios brasileiros.

A OLITEF premiou, em sua primeira edição, 61.689 alunos com medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, representando 87% das escolas participantes. Mais de 17 mil professores também passaram por capacitação na área de Educação Financeira.

Na semana passada, em cerimônia realizada em Brasília, foram premiadas as 54 escolas públicas – duas por estado – com R$ 100 mil em investimentos para transformar o ambiente escolar e a infraestrutura disponível aos alunos. Entre as opções de prêmios escolhidas pelas instituições, estão 32 laboratórios de informática, 14 de robótica, 5 de ciências, além de 2 kits de materiais de construção e 1 kit de equipamentos para quadra e materiais esportivos.

As instituições premiadas representam todas as regiões do Brasil, incluindo uma escola em Oiapoque, no Amapá, e uma em Ivoti, no Rio Grande do Sul. Os estudantes presentes representando as escolas também foram contemplados com um Gift Card do Tesouro Direto de R$ 320,00.

Com o apoio contínuo de grandes instituições, a OLITEF, iniciativa nacional gratuita realizada pela B3 e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), é organizada pela UpMat Educacional com apoio do Ministério da Educação (MEC), Banco Central, Consed e UNDIME e segue como um marco na promoção da educação financeira no Brasil dentro da sala de aula, contribuindo para a formação de uma geração mais preparada e consciente financeiramente.

As inscrições para 2025 são gratuitas e vão até o dia 1 de setembro através do site da Olitef.

Sobre a OLITEF

A OLITEF - Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira - é uma iniciativa nacional gratuita realizada pela B3, a bolsa do Brasil, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), com apoio do Ministério da Educação (MEC), Banco Central, Consed e UNDIME. A ação, que ocorre anualmente, é organizada pela UpMat Educacional e tem como objetivo promover a educação financeira entre os estudantes brasileiros da Educação Básica, tanto de escolas públicas quanto particulares do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.