20/04/2021
Exercício de opções passa a ser automático a partir de maio
São Paulo, 20 de abril de 2021 – A partir de maio, a B3 vai automatizar o comando do exercício de opções, que hoje só pode ser realizado de forma manual pelo investidor. A implantação do Exercício Automático de Opções tem a intenção de aproximar a bolsa do Brasil, ainda mais, das práticas internacionais, mitigando riscos operacionais e dando escala à negociação de opções.
As opções são contratos em que o investidor negocia o direito de comprar ou vender um ativo por um valor definido previamente. Já o Exercício de Opções é o comando que o titular da opção realiza para exercer esse direito. Como é feito hoje, de forma manual, se o investidor não der o comando para exercer a opção, deixa de realizar o seu direito, que pode ser a venda ou a compra da ação pelo preço pré-determinado (preço de exercício).
O que muda com o Exercício Automático de Opções?
A forma de negociação das opções não sofre nenhuma alteração em relação ao praticado atualmente. Mas há uma mudança no dia de vencimento da operação. Ela passará a ocorrer na terceira sexta-feira do mês, e não mais na terceira segunda-feira. E o último dia da negociação passará a coincidir com o vencimento, ou seja, não um dia antes, como acontece hoje.
O exercício manual deixa de ocorrer?
Quem preferir poderá, no dia do vencimento, fazer o comando do exercício de opções (tanto americanas quanto europeias) de forma manual durante a sessão de negociação. Porém, caso nenhuma solicitação seja feita, o exercício vai ocorrer de forma automática no dia do vencimento, após a sessão de negociação e baseado no preço de fechamento da ação no mercado à vista.
Vale ressaltar que só haverá exercício automático quando as opções estiverem pelo menos R$ 0,01 (um centavo) dentro do dinheiro em relação ao preço de fechamento do ativo-objeto ou ainda caso o investidor solicite o exercício para as opções fora do dinheiro via comando de Contra Exercício.
Facilidade para o investidor
O projeto, que vem sendo alinhado com o mercado desde 2018, já cumpriu as etapas de aprovação dos reguladores e a abertura das séries de opções com as novas características. “A implementação do Exercício Automático além de muito relevante é também muito esperada pelo mercado. Hoje, apenas cerca de 0,3% das opções dentro do dinheiro não são exercidas, por esse motivo, entendemos que a mudança facilitará o dia a dia dos clientes, trazendo ainda mais agilidade na negociação”, pontua Mario Palhares, diretor de Produtos de Equities da B3.
Fiquem atentos às alterações no site da B3 e veja o que muda:
Características atuais |
Novas características |
|
Data do vencimento |
Terceira segunda-feira do mês de vencimento. Caso não haja sessão nessa data, ocorrerá na data subsequente em que houver negociação. |
Terceira sexta-feira do mês de vencimento. Caso não haja sessão nessa data, ocorrerá na data anterior em que houver negociação. |
Último dia de Negociação |
Dia de sessão de negociação imediatamente anterior à sua data de vencimento. |
Terceira sexta-feira do mês de vencimento. Caso não haja sessão nessa data, ocorrerá na data anterior em que houver negociação. |
Exercício |
Mediante solicitação do titular.
Opções fora do dinheiro podem ser exercidas, mediante autorização da B3.
|
Mediante solicitação do titular.
Opções fora do dinheiro podem ser exercidas, mediante autorização da B3.
Ou;
Realizado automaticamente pela B3, na data de vencimento:
- Para opção de compra, sempre que a diferença entre o preço de fechamento ação no mercado a vista e o preço de exercício da opção for positiva (dentro do dinheiro).
- Para opção de venda, sempre que a diferença entre o preço de exercício da opção e o preço de fechamento da ação no mercado a vista for positiva (dentro do dinheiro).
- Não receber solicitação de abandono do exercício pelo titular via Contra Exercício para opções dentro do dinheiro,
- Receber solicitação de exercício pelo titular via Contra Exercício para as opções no dinheiro ou fora do dinheiro
|
Contra Exercício |
|
Instrução enviada para exercer uma opção exatamente no dinheiro ou fora do dinheiro; ou abandonar o exercício de uma opção dentro do dinheiro |