09/04/2025

L4 Venture Builder já possui 61,3% de seu fundo comprometido em dois anos

Iniciativa voltada para investimentos em inovação e setores com alto potencial de crescimento realizou aportes diretos em 14 empresas


 

São Paulo, 9 de abril de 2025 – A L4 Venture Builder, fundo independente com capital B3 voltado para investimentos em inovação e em setores com alto potencial de crescimento, já comprometeu 61,3% de seu capital de R$ 600 milhões. Nesta quarta-feira (9), a gestora celebra dois anos de operação. 

Durante esse período, o fundo realizou 14 investimentos diretos nas empresas Agilize, Agrolend, Bolt, Bridgewise, Clube FII, Data-Rudder, Klubi, Monkey, N5X, Neogrid, Parfin, Tenchi, Teva Índices e Vermiculus.

Além dos aportes diretos, o fundo alocou 10% de seu capital em dois fundos internacionais que investem exclusivamente em fintechs e insurtechs: o Plug and Play, focado nos Estados Unidos, e o Shapers, com foco na Europa.

“Tivemos um extenso período de estruturação interna e aprovação regulatória antes de lançarmos o fundo, dois anos atrás. Somos um fundo independente, mas tendo a B3 como único cotista, contamos com uma proximidade que tem se mostrado frutífera para nossos investimentos”, comenta Pedro Meduna, sócio cofundador da L4 ao lado de Tiago Wigman.

Pedro Meduna_ socio cofundador da L4.jpg

Pedro Meduna, sócio cofundador da L4
Divulgação B3

Ele cita como exemplo a N5X, nova bolsa de energia brasileira criada pela Nodal, empresa do Grupo EEX (controlada pela Deutsche Börse) e pela L4. “A segurança e a robustez que o capital B3 aporta é uma grande contribuição para o mercado livre de energia”, completa.

Em um cenário menos aquecido para investimentos, devido ao aumento das taxas de juros, os sócios da L4 se dizem “cautelosamente otimistas” para projetar os investimentos nos próximos anos. 

“Estamos completando esse segundo ano com 61,3% de capital comprometido, e não há pressa para alocar os cerca de 40% restantes, mas percebemos que é um bom momento para investir em setores com alto potencial de crescimento. O fundo possui flexibilidade para olhar empresas em diferentes estágios, com bastante versatilidade. Embora o foco sejam empresas brasileiras e de capital fechado, o fundo também pode investir globalmente e em empresas de capital aberto, desde que estejam alinhadas com os negócios da B3”, comenta Tiago Wigman. Entre as investidas da L4 estão a israelense Bridgewise e a sueca Vermiculus.

Tiago Wigman_ socio cofundador da L4.jpg

Pedro Meduna, sócio cofundador da L4
Divulgação B3

 

Sobre a L4 Venture Builder 

A L4 Venture Builder é um fundo independente que conta com investimento da B3 e opera com um formato flexível para desenvolver seus negócios. Ela seleciona projetos nos quais o fundo terá participação acionária em setores com alto potencial de crescimento. Para saber mais, visite: site