06/02/2024
Governo do Rio Grande do Sul realiza leilão na B3 para concessão do Cais Mauá

São Paulo, 6 de fevereiro de 2024 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic/RS), para a concessão administrativa para a revitalização e urbanização do Cais Mauá, localizado em Porto Alegre (RS).
O leilão foi vencido pelo consórcio Pulsa RS, representado pela corretora RJI. O valor da proposta foi de R$ 144,8 milhões. O critério de julgamento foi o de menor valor de contraprestação pública.
Além da revitalização e urbanização do Cais Mauá, o projeto prevê a gestão, operação, restauração, manutenção, modernização e conservação de um dos principais patrimônios da cidade por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). A expectativa é que o processo alavanque cerca de R$ 355 milhões em investimentos para a criação de um novo espaço urbano de acesso público. O prazo de concessão será de 30 anos.
“Esse projeto tem tudo para dar certo e ser um grande sucesso. O nosso estado tem um passado do qual nos orgulhamos muito, mas, mais do que esse passado, nós temos um futuro que nos anima, que nos motiva e que nos entusiasma. É isso que nos faz colocar todo o coração e toda a nossa capacidade para fazer o projeto sair do papel. Teremos um Cais ligado a uma nova economia, cultura, economia criativa, tecnologia e inovação. Tenho certeza que o novo Cais vai ser inspirador para o futuro que queremos para o Rio Grande do Sul”, afirmou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
“É um grande orgulho para nós da B3 poder contribuir com projetos como esse. Há mais de trinta anos participamos desse encontro entre bons projetos e investidores por meio de uma atuação técnica e transparente que viabiliza a realização desses leilões”, disse Guilherme Peixoto, Superintendente de Relacionamento e Governança em Licitações da B3.
Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.