29/03/2023

Grupo europeu DWS lista na B3 10 BDRs de ETFs de índices de ações globais

Há ETFs que oferecem exposição aos índices dos mercados americano, europeu e asiático


 

São Paulo, 29 de março de 2023 – O Grupo DWS, importante gestor de ativos da Europa, com 821 bilhões de euros sob gestão, tocou a campainha na B3 para comemorar o lançamento de 10 BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs (Exchange Traded Funds).

Os novos produtos são referenciados a índices globais e seguem a regulamentação dos UCITS (Undertakings for Collective Investment in Transferable Securities), que são regras do mercado europeu com o objetivo de trazer ainda mais segurança para o investidor do varejo. No Brasil, estes BDRs serão destinados aos investidores qualificados, ou seja, aqueles com pelo R$ 1 milhão aplicados ou que comprovem conhecimento do mercado, por meio de certificações profissionais.

Entre os novos fundos, todos da Xtrackers que é a divisão de ETFs do grupo, é possível ao investidor brasileiro ter exposição a diferentes mercados e setores, como índices de mercados emergentes e setor de energia. A lista inclui também índices do S&P 500 e o Russell 2000 que é o índice de small caps do mercado acionário americano.

"Como o segundo maior fornecedor global de ETFs, baseado na Europa, e com mais de 20 anos de experiência de replicação de índices, estamos muito animados por trazer os benefícios dos ETFs Xtrackers aos investidores aqui no Brasil", comenta Simon Klein, diretor global de vendas de Xtrackers da DWS. 

Os ETFs da Xtrackers estão cotados em bolsas de valores de todo o mundo e têm mais de 201 bilhões de euros em ativos sob gestão.

"Esta é a primeira listagem de ETFs UCITS no mercado brasileiro utilizando o programa de BDR da B3. Os Xtrackers têm feito questão de inovar nesta área", explica Salvador Gómez Galaz, head da Xtrackers Sales Latin America & US Offshore na DWS. "Além disso, escolhemos iniciar com nossos ETFs UCITS por possuírem a vantagem de não reterem automaticamente imposto sobre os dividendos para investidores brasileiros, quando comparado aos ETFs listados nos Estados Unidos", comenta Galaz.

“A B3 segue expandindo a plataforma offshore, facilitando cada vez mais o acesso do investidor brasileiro aos mercados internacionais. A listagem destes 10 novos BDRs de ETFs UCITS traz de forma simples para o investidor local a possibilidade de adquirir ativos europeus com exposição a diferentes índices globais e setoriais, afirma Thalita Forne, gerente de Produtos Listados da B3.

“Os BDRs de ETFs são muito eficientes pois através deles é possível ter exposição a diferentes mercados, geografias e setores por intermédio de um gestor profissional e com toda a facilidade operacional de se negociar o ativo diretamente pela bolsa brasileira. O processo é tão simples quanto comprar uma ação, ou seja, tudo é feito através da corretora, Reais, com liquidação em D+2, sem a necessidade de ter conta no exterior ou fazer remessas internacionais”, complementa Forne. 

BDRs de ETFs Xtrackers:

Tabela BDRs de ETFs.png