16/07/2024

B3 lança novos índices derivados do Ibovespa B3: Ibovespa Smart High Beta e Ibovespa Smart Low Volatility

Os indicadores desenvolvidos pela área de Índices da B3 permitirão novas estratégias de investimentos.


São Paulo, 16 de julho de 2024 – A B3, a bolsa do Brasil, lança hoje dois novos índices derivados do Ibovespa B3: o Ibovespa Smart High Beta B3 (IBHB) e o Ibovespa Smart Low Volatility B3 (IBLV). Os novos indicadores foram criados com o objetivo capturar, dentro da carteira do Ibovespa B3, as performances dos ativos que se destacam, respectivamente, na alta sensibilidade em relação às oscilações de mercado, no caso do Ibovespa Smart High Beta B3; e na baixa volatilidade do ativo, no caso do Ibovespa Smart Low Volatility B3, atendendo a estratégias de investimentos que buscam classificar e analisar os ativos considerando sua oscilação de preço.

O processo de desenvolvimento destes dois novos índices se deu pela demanda de investidores, no caso, a Nu Asset Management, a gestora de fundos de investimentos do Nubank. Com esses lançamentos, a B3 reforça sua estratégia de principal provedora de índices do país e cria a possibilidade de desenvolvimento de diferentes subíndices, que poderão ser usados, no futuro, na criação de novos produtos, como ETFs, que são fundos de índices cujas cotas são negociadas em bolsa, e de outros instrumentos de investimento que busquem exposição para as carteiras de ativos destes índices.

"Temos identificado uma crescente demanda no mercado por análises mais detalhadas de partes específicas da carteira do Ibovespa B3, principal indicador do mercado brasileiro. Com a estratégia que temos na área de Índices, conseguimos desenvolver e entregar novos indicadores com rapidez e agilidade para      viabilizar o lançamento de novos produtos que sejam      oportunidades reais de investimento, inclusive para investidores individuais", afirma Henio Scheidt, gerente de Índices da B3.    

 

Ibovespa Smart High Beta B3

O Ibovespa Smart High Beta B3 medirá o desempenho dos ativos do Ibovespa B3, que são os mais sensíveis às mudanças de mercado.

Para entrar na carteira, a ação precisa estar entre as 33% maiores em relação ao Beta, considerando os últimos 3 anos úteis.

A primeira carteira, que vigora de 16 de julho até 31 de dezembro de 2024, terá 28      empresas.  Assim como nos demais índices da B3, o rebalanceamento acontecerá a cada 4 meses (janeiro, maio e setembro), para adequar a composição aos critérios estabelecidos na metodologia. Esta primeira carteira, no entanto, terá duração maior para que não sofra alterações depois de apenas 45 dias em vigor.

 

Ibovespa Smart Low Volatility B3

Na outra ponta, o Ibovespa Smart Low Volatility B3 medirá o resultado das companhias que integram o Ibovespa B3, mas fazem parte dos 33% de ativos menos voláteis. Isso significa que são ativos em que o preço não oscila tanto de um dia para o outro. Isso também considerando o histórico dos últimos 3 anos úteis (756 dias).

A primeira carteira, que também vigora de 16 de julho até 31 de dezembro de 2024, também terá 28 empresas. 

Os novos índices foram criados na plataforma “Índices on Demand”, que utiliza alta tecnologia e metodologia ágil para produzir índices solicitados sob demanda, com rapidez e eficiência. Com estes, já são três os índices derivados do Ibovespa B3. Eles juntam-se ao Ibovespa Smart Dividendos, lançado em setembro de 2023.

Saiba mais sobre os novos índices em: www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-de-segmentos-e-setoriais/.

  

Novos ETFs

Os índices criados serão utilizados para o lançamento do ETF Nu Ibov Smart High Beta B3 (HIGH11) - e do ETF Nu Ibov Smart Low Volatility B3 (LVOL11). Ambos os fundos começam a ser negociados hoje na B3, lançados pela Nu Asset Management.

       

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil. 

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

 

B3, a bolsa do Brasil.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

[email protected]