12/12/2023
Inovação e diversificação pautam a estratégia de crescimento da B3
São Paulo, 12 de dezembro de 2023 - Durante o B3 Day, evento anual da bolsa para analistas e investidores, o CEO da companhia, Gilson Finkelsztain, reforçou que o ciclo de 5 anos após a fusão que deu oriem à empresa foi marcado por inovação e crescimento.
“Unindo três empresas com culturas, lideranças e tecnologias diferentes, a B3 trilhou um caminho de expansão e consolidação, tornando-se uma referência no mercado financeiro brasileiro”, afirmou o executivo.
A receita da B3 passou de R$ 5,3 bilhões em 2018 para quase R$ 10 bilhões em 2023, sendo que 49% desse crescimento fruto de iniciativas implementadas pela própria Companhia.
O executivo destacou que a estratégia de crescimento da empresa segue pautada no fortalecimento do negócio principal, por meio do desenvolvimento de produtos, serviços e soluções que ajudem a destravar liquidez no mercado, que atendam às necessidades dos clientes locais e não residentes, além do crescimento nos negócios adjacentes.
Para 2024, Finkelsztain reforçou que inovação e diversificação seguem sendo temas centrais.“A expansão de atuação gera resiliência de receitas tornando nossos negócios menos dependentes do cenário econômico, que contribuem com resultados consistentes para nossos acionistas e com o desenvolvimento do mercado brasileiro”, afirmou.
Finkelsztain enfatizou que a tecnologia desempenhou um papel fundamental na B3, permeando investimentos em infraestrutura das suas plataformas para suportar a volumetria e mudanças no mercado e impulsionando a busca por soluções mais eficientes. A empresa segue alinhada às tendências globais, explorando inteligência artificial, nuvem e formas inovadoras de oferecer serviços.
Para alavancar a operação de dados, a companhia está reestruturando as operações das empresas adquiridas Neoway e Neurotech, buscando sinergias para o desenvolvimento de novas soluções voltadas a resolver problemas específicos de cada cliente e enriquecidas pela usina de informações disponíveis na B3.
No mercado de renda fixa, destaque para a ampliação de oportunidades em recebíveis, fundos, duplicatas e expansão do mercado de crédito com taxas mais baratas de financiamento de empresas..
O executivo destacou ainda o aumento significativo da participação da pessoa física na bolsa, com cerca de 5 milhões de CPFs e quase 6 milhões de contas, e da aproximação intencional da B3 com esse público por meio de novos canais, experiência simplificada e diversas iniciativas de educação financeira.