04/11/2024

Governo de São Paulo realiza, na B3, leilão de PPP para construção de novas escolas

Consórcio SP + Escolas venceu o leilão e será responsável pelo Lote Leste por 25 anos


Leilao PPP lote leste.jpg

São Paulo, 4 de novembro de 2024 – O Governo do Estado de São Paulo realizou hoje, na B3, o leilão de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de unidades escolares do Lote Leste. O Consórcio SP + Escolas foi o vencedor, com uma oferta de R$ 11,5 milhões, um deságio de 22,51%.

O projeto Novas Escolas Lote Leste busca melhorar e modernizar a infraestrutura das escolas da rede estadual. O escopo inclui a construção, adequação e manutenção predial dessas novas unidades educacionais. Serão 16 unidades, o que representa mais de 17,6 mil vagas para os alunos.

Os municípios contemplados no Lote Leste são: Aguaí, Arujá, Atibaia, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Itapetininga, Leme, Limeira, Peruíbe, Salto de Pirapora, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Sorocaba e Suzano.

Considerando Lote Leste e Lote Oeste, que teve leilão realizado na última terça-feira, serão R$ 2,1 bilhões em investimentos e 33 escolas construídas. O prazo das PPPs é de 25 anos.

“80% das escolas do estado têm mais de 20 anos. São escolas que já têm deficiência de infraestrutura. É ruim para o aluno estudar em escola ultrapassada, onde a internet não funciona, não tem segurança, que não tem bom mobiliário, ar condicionado. E nós vamos mudar essa história com a PPP Novas Escolas”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

“Nós, da B3, temos muito orgulho em contribuir para o encontro de bons projetos públicos com investidores privados. Agradecemos a confiança e parceria do Governo do Estado de São Paulo para a realização deste projeto. Contem sempre conosco no esforço de promover a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos para o desenvolvimento do nosso país”, disse Guilherme Peixoto, superintendente de Relacionamento e Governança em Licitações da B3.

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.