30/10/2024

Leilão na B3 viabiliza concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário de municípios do Piauí

Aegea foi a vencedora e terá contrato por 35 anos


Leilao Piaui.jpg

São Paulo, 30 de outubro de 2024 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Administração (Sead), para a concessão da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE).

A Aegea foi a vencedora com uma proposta de 1% de desconto sobre a tarifa, combinado com R$ 1 bilhão em valor de outorga. A empresa será responsável pela gestão, operação, manutenção e exploração dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário pelo prazo de 35 anos. O plano prevê que 99% da população será atendida com abastecimento de água até 2033 e 90% com esgotamento sanitário até 2040.  A previsão de investimentos é de R$ 9,5 bilhões neste período.

“Vamos garantir, a partir desse leilão, a universalização do acesso à água e esgoto. O Piauí tem o pior índice de cobertura do Brasil e, no interior do estado, não chega a 10% dos domicílios. Então, é urgente, uma questão de saúde pública. Precisamos desses investimentos o mais rápido possível”, afirmou Rafael Fonteles, governador do Piauí.

“Agradecemos a confiança do Governo do Estado do Piauí, que reconhece a credibilidade e a capacidade da B3 para auxiliá-los em mais um processo de concessão de serviço para a iniciativa privada. Temos orgulho de, há mais de 30 anos, oferecer um ambiente que promove o encontro de bons projetos a investidores, em prol do desenvolvimento do nosso país”, disse Fabio Hull, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.