26/11/2024

PDtec, do Grupo B3, lança plataforma para digitalizar registro de imóveis

Ferramenta conecta agentes financeiros, compradores e cartórios, diminuindo a burocracia e o prazo do processo


São Paulo, 26 de novembro de 2024 – A PDtec, uma empresa do Grupo B3, iniciou a operação da plataforma PDRegistro, que digitaliza o processo de registro de imóveis em todo Brasil. O objetivo da ferramenta é interligar agentes financeiros, compradores e cartórios de registros de imóveis para modernizar uma operação que, hoje, ainda é realizada majoritariamente de forma manual.

O primeiro registro feito por meio do PDRegistro foi concretizado no dia 29 de outubro, e o produto está disponível para o mercado. Na plataforma, os agentes financeiros podem enviar as informações do comprador para os cartórios, que avaliam as documentações e retornam de maneira digital.

“O PDRegistro surge para suprir uma demanda do mercado por modernização do processo de registro de imóveis. A digitalização beneficiará todas as partes envolvidas, com desburocratização, segurança e diminuição de custos e de tempo para o registro do contrato na matrícula do imóvel”, diz Adriano Pahoor, CEO da PDtec.

“O nosso principal desafio é oferecer uma solução que proporcione a digitalização em grande escala. Em termos tecnológicos, estamos prontos para atender essa demanda. Tivemos o primeiro registro realizado com sucesso, e os principais agentes financeiros já estão realizando testes em nossa plataforma”, afirma Fabrício Almeida, diretor de Negócios e Produtos da PDtec.

 

Diferenciais da Plataforma

A plataforma nasce conectada ao ONR (Operador Nacional do Serviço Eletrônico de Imóveis), uma entidade que tem a finalidade de se comunicar com todos os cartórios de registro de imóveis do país. Por meio do PDRegistro, os agentes financeiros podem realizar o registro de contratos de financiamento imobiliário de forma totalmente eletrônica, seja no formato nato digital, seguindo os padrões ONR, seja no formato XML – que são informações organizadas em um extrato eletrônico –, permitindo automação, análises e integração com sistemas¿.

Outro importante diferencial está nos modelos de assinatura de documentos. A plataforma traz, de forma integrada, a assinatura avançada do registro civil, que garante a autenticidade e integridade da firma através de biometria facial ou certificado digital.

A plataforma ainda possibilita realizar o tratamento de exigências cartorárias, o que agiliza a regularização de documentos, e faz a integração direta com prefeituras para obtenção de documentos e informações como o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), facilitando a conclusão de processos imobiliários.