24/04/2025

N5X inicia negociação em tela com toque de campainha na B3

Plataforma da nova bolsa brasileira de energia incorpora funcionalidades como aplicação da política de risco de contraparte, sinalização de preço a partir das ordens em tela e chat para comunicação direta entre operadores


N5X foto de caue diniz B3

Foto: Toque de Campainha N5X / Cauê Diniz, divulgação B3

A N5X, nova bolsa brasileira de energia, inicia nesta quarta-feira (23) as negociações em tela de compra e venda de energia no mercado livre entre participantes institucionais. A estreia do serviço foi marcada pelo toque de campainha na B3 e incluiu gigantes do setor, como Auren, Casa dos Ventos, Eletrobras, Eneva, Hydro, Santander e Statkraft, entre as mais de 240 empresas cadastradas na plataforma N5X.

Dri Barbosa, CEO da N5X, diz que a negociação em tela coloca a plataforma N5X como uma solução completa de comercialização de energia, desenvolvida a partir da escuta ativa das necessidades do setor, e é um passo importante no avanço do desenho do mercado de trading brasileiro. “No ano passado, lançamos a etapa de formalização de negociações bilaterais por meio da Boleta N5X.  Agora, avançamos para a etapa de negociação em que os participantes institucionais do mercado livre podem configurar suas políticas de risco e negociar com as contrapartes diretamente na tela”, completa a executiva.

Com a operação em tela na plataforma da N5X, os participantes institucionais do mercado de comercialização de energia podem cadastrar e gerenciar suas políticas de risco de contraparte com alerta integrado do sistema. Na tela N5X, é possível inserir, acompanhar e executar ordens de compra, respeitando as políticas de risco bilateral das partes. As negociações concluídas são automaticamente direcionadas aos sistemas de controle de contrato dos participantes.

O projeto agrega a tecnologia e a expertise em mercados bilaterais do Grupo EEX, maior bolsa de energia do mundo e acionista da N5X, com o capital da B3, por meio do fundo independente L4 Venture Builder. O resultado é uma solução com governança neutra, plataforma estável e excelência na entrega e no atendimento.

“É gratificante ver mais um lançamento da N5X com o objetivo de desenvolver o importante mercado de negociação de energia brasileiro. Temos recebido muito apoio de diferentes participantes que acreditam muito na importância de termos uma comercialização cada vez mais robusta e segura em nosso país. No futuro, fruto de um debate com reguladores, deveremos evoluir para uma solução com contraparte central, mas vemos esse lançamento da tela como um passo intermediário fundamental para continuarmos gerando engajamento com todos os participantes desse mercado que só tende a evoluir ao longo dos próximos anos no Brasil”, afirma Luiz Masagão Ribeiro Filho, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3 e conselheiro observador da N5X.

"A negociação em tela pela N5X é um marco em nossa missão de construir mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis em todo o mundo. Estamos empolgados em alavancar a tecnologia do Grupo EEX para a plataforma de negociação que foi customizada em parceria com os participantes do mercado local", afirma Peter Reitz, CEO do EEX.

Quem pode usar a plataforma da N5X

A N5X é uma plataforma de negociação de energia destinada a empresas participantes do mercado, incluindo grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras, habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercado livre.

As empresas elegíveis devem se cadastrar por meio do site https://plataforma.n5x.com.br/, aceitar os termos de uso, a política de privacidade e o código de conduta, e serem aprovadas pela N5X com base nas informações fornecidas e na documentação comprobatória das condições.

 

Sobre a N5X

A N5X é a nova bolsa de energia brasileira, que combina a expertise local em infraestrutura do mercado financeiro com a experiência do Grupo EEX no desenvolvimento bem-sucedido de mercados internacionais de energia. Ela opera em uma joint venture entre a brasileira L4 Venture Builder e a Nodal Brazil sediada nos EUA.

Para mais informações, visite: https://n5x.com.br

Sobre a L4 Venture Builder

L4 Venture Builder é um fundo de investimento independente que conta com investimento da B3 e opera com um formato flexível para desenvolver seus negócios. Ele seleciona projetos nos quais terá participação acionária em setores com alto potencial de crescimento.

Para saber mais, visite: https://en.l4vb.com/

Sobre a EEX

A European Energy Exchange (EEX) é uma bolsa de energia líder que constrói, junto a seus clientes, mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis em todo o mundo. Como parte do Grupo EEX, um grupo de empresas que atende mercados internacionais de commodities, ela oferece contratos de eletricidade, gás natural e certificados de energia renovável, bem como produtos agrícolas e de frete. A EEX também fornece serviços de registro e realiza leilões de garantias de origem em nome do Estado francês.

Para mais informações, visite: https://www.eex.com/en/

Sobre a Nodal Brazil LLC

Nodal Brazil é uma entidade independente que busca oportunidades de investimento em projetos selecionados no Brasil, seguindo a missão do Grupo EEX de construir mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis ao redor do mundo. Ela faz parte do Grupo EEX, que pertence ao Grupo Deutsche Börse.   

Para mais informações, visite: https://www.nodalbrazil.com/