29/11/2021
Proposta vencedora foi de R$ 1.250.020,00

São Paulo, 29 de novembro de 2021 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pela Prefeitura de Campinas (SP) da Parceria Público-Privada dos serviços de iluminação pública do município. A oferta vencedora de R$ 1.250.020,00 foi feita pela Consórcio Ilumina Campinas, representada pela corretora CM Capital Markets, o que representou deságio de 63% do valor proposto no edital.
O objetivo era a seleção da proposta mais vantajosa, com critério de menor valor da contraprestação, para a celebração de contrato de concessão que prevê a modernização, ampliação, operação e manutenção do parque de iluminação, que tem cerca de 122 mil pontos de luz, durante os próximos 13 anos.
O leilão contou com o assessoramento da CAIXA e apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (SPPI) e do International Finance Corporation (IFC). O projeto foi estruturado com o apoio financeiro do Governo Federal, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP) administrado pela CAIXA, e do Banco Mundial, por meio do Global Infrastructure Facility (GIF).
“As Parcerias Público-Privadas são, sem dúvida, um caminho sem volta para a gestão pública, para os serviços públicos que precisam de investimento da iniciativa privada. Esse deságio de mais de 60% mostra que, além do sucesso de tramitação, tivemos também um resultado econômico muito importante. Isso vai representar uma economia de recursos para a cidade de Campinas e uma melhora em iluminação pública, segurança e sustentabilidade”, comentou Dário Saadi, prefeito de Campinas
“A B3 tem muito orgulho de oferecer há mais de 30 anos um ambiente transparente que viabiliza parcerias entre os atores essas dos setores público e privado. Sabemos que a expansão e a modernização dos serviços de Iluminação pública são determinantes para a melhoria do bem-estar social. Impacta diretamente a segurança pública, o meio ambiente, a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade e o dia a dia de todos aqueles que vivem e circulam pelas áreas públicas”, disse Guilherme Peixoto, superintendente de Processos Licitatórios da B3.
Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.