08/03/2019
B3 participa de mobilização mundial de bolsas em favor da igualdade de gênero
Da esquerda para direita: Gilson Finkelsztain, Presidente da B3; Denise Pavarina, membro do conselho de administração da B3; Denise Hills, Presidente da Rede Brasil do Pacto Global e superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú; Adriana Carvalho, gerente da ONU Mulheres para os Princípios de Empoderamento das Mulheres; Hector Gomez Ang, gerente geral da IFC para o Brasil; Cécile Mérle, primeira secretária da delegação da União Europeia no Brasil; Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres; Sergio Rial, CEO do Santander; Sergio Wilson Ferraz Fontes, Diretor-Presidente da Fundação Real Grandeza; e Denise Hills, Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global e Chief Sustainability Advisor do Itaú Unibanco
São Paulo, 08 de março de 2019 - A B3 realizou hoje o toque de campainha em apoio à igualdade de gênero, denominado “Ring the Bell for Gender Equality”. O evento é uma parceria da Sustainable Stock Exchanges Initiative (SSE) com o Pacto Global, ONU Mulheres, International Finance Corporation (IFC), Women in ETFs (WE) e World Federation of Exchanges (WFE) e tem o intuito de promover o aumento da conscientização sobre o empoderamento econômico das mulheres e as oportunidades no setor privado de incentivar a igualdade de gênero e o desenvolvimento sustentável.
Mais de 80 bolsas de valores ao redor do mundo participam da ação, contribuindo com a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com o ODS 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas.
Hoje a B3 também anunciou a parceria no programa Diversidade em Conselho, uma iniciativa conjunta do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), da International Finance Corporation (IFC) e do Women Corporate Directors (WCD), que tem como missão ampliar a diversidade em conselhos de administração.
O grupo Diversidade em Conselho foi criado em 2015 como a missão de ampliar a diversidade em conselhos de administração. Já passaram pelo programa, ao longo dos três últimos anos, 68 mentoradas e 47 experientes mentores(as). Cada dupla de mentor(a)/mentorada se reúne periodicamente durante 12 meses, além de participar de eventos e debates organizados pelo programa ao longo do ano.
“Estamos muito felizes com a entrada da B3 neste grupo e temos certeza de que esta parceria ajudará a levar ainda mais consciência para as empresas abertas sobre a importância da diversidade nos conselhos e no comando das empresas abertas”, afirma Rosana Passos, coordenadora do programa.
Para Sonia Favaretto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, “a B3 tem um papel importante na indução de boas práticas no mercado e essa participação endossa nossa preocupação com a agenda da diversidade em conselhos de administração. Esperamos incentivar a presença de um número cada vez maior de mulheres em conselhos”.
Em 2017, em reforço a essa agenda e a fim de estimular outras empresas listadas, a B3 aderiu ao Women’s Empowerment Principles (WEPs), iniciativa conjunta da ONU Mulheres e do Pacto Global, que auxilia o setor privado a promover igualdade de gênero no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade, tornando-se a primeira bolsa signatária das Américas e a sexta do mundo.
Gilson Finkelsztain, Presidente da B3, abriu o evento abordando a importância do assunto dentro das companhias. “Queremos com essa cerimônia, mobilizar essa discussão, promover o debate, dar exemplos inspiradores, além de encorajar um número cada vez maior de empresas listadas a adotar práticas que aumentem a igualdade de gênero, como, por exemplo, assinar os princípios de empoderamento das mulheres”, afirma Gilson.
O evento promoveu o painel “Ângulos da Diversidade”, que contou com a participação da gerente da ONU Mulheres, Adriana Carvalho; “BB Ações Equidade FIC”, Carlos André, diretor-presidente da BB DTVM; Daniela Sabbag, diretora de Relações com Investidores do Grupo Pão de Açúcar; Denise Pavarina, conselheira da B3; Heloisa Bedicks, superintendente geral do IBGC; Sergio Wilson Ferraz Fontes, diretor-presidente da Fundação Real Grandeza; e Sonia Favaretto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, como mediadora.
Durante o painel, questões de diversidade de gênero foram discutidas nos âmbitos de produtos, práticas, conselho de administração, desenvolvimento, além do olhar do investidor sobre o tema. “É importantíssimo representarmos vários setores e iniciativas do tema quando realizamos uma discussão como essa. Dessa forma entendemos como o mercado está caminhando em relação a agenda e ainda bem que percebemos que estamos indo em um mesmo sentido, rumo a equidade”, afirmou Sonia Favaretto.
Sergio Rial, CEO do Santander, finalizou as falas do evento com uma “chamada para ação”. A cerimônia do toque de campainha, que é bastante tradicional no mercado de capitais, teve uma mudança significativa: a tradicional música Aquarela do Brasil, que soa em todas as cerimônias de aberturas de capital, foi substituída pela canção Maria Maria, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Com o mercado, para o futuro.