18/02/2025

BSM lança guia para auxiliar os participantes do mercado a se prepararem para auditorias


 

Andre Demarco.jpg

 

André Demarco, diretor de autorregulação da BSM

 

Clique Para Download

 

 

São Paulo, 18 de fevereiro de 2025 - A BSM Supervisão de Mercados, responsável pela autorregulação dos mercados administrados pela B3, conduz diversas supervisões e fiscalizações para assegurar que os participantes de mercado estejam em conformidade com todas as normas e regulamentos em vigor. A fim de auxiliar os participantes de mercado nos processos de auditoria foi lançado o Guia BSM: O que esperar de uma Auditoria.

O guia, disponível no site da BSM, foi elaborado com o propósito de fornecer uma visão detalhada sobre o processo de auditoria, seu escopo e metodologia. O documento visa aumentar a transparência e previsibilidade para os participantes supervisionados, oferecendo informações claras sobre cada etapa do processo. Além disso, é uma ferramenta valiosa para ajudar os participantes de mercado a se prepararem de maneira adequada, permitindo que o processo seja rápido e eficiente para todos.

“Um dos grandes benefícios das auditorias da BSM é a oportunidade de identificar e corrigir falhas nos controles e processos antes que medidas sancionatórias sejam necessárias. Este processo preventivo é essencial para que as instituições possam aprimorar seus processos e controles, evitando irregularidades e a materialização de problemas”, comenta André Demarco, diretor de autorregulação da BSM. 

As auditorias realizadas pela BSM são planejadas e executadas para identificar qualquer desvio ou não conformidade que possa comprometer a transparência e a confiança no mercado, além de prevenir a ocorrência de ilícitos como falhas de controles internos, fraudes, manipulação de mercado ou lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e financiamento da proliferação de armas de destruição em massa.

A BSM realiza quatro tipos de auditorias, cada uma com objetivos específicos:

 

Auditoria Regular - avalia detalhadamente os processos e controles internos dos participantes de mercado, de modo a assegurar que todas as operações e práticas das instituições estejam em estrita conformidade com as normas e regulamentações estabelecidas pelos reguladores e B3.

 

Auditoria Pré-Operacional - processo de avaliação conduzido antes do início das operações de um novo participante no mercado ou para início de operações em uma nova categoria. Tem o objetivo de verificar se a estrutura organizacional, os processos, os sistemas e os controles internos da instituição estão devidamente estabelecidos e em conformidade com as normas e regulamentações estabelecidas pelos reguladores e pela B3.

 

Monitoramento Conjunto Contínuo de Dados (MC²D) – auditoria remota ou indireta que avalia aspectos específicos com base em dados entregues pelos participantes de mercado.

 

Auditoria Específica - atividades adicionais de auditoria realizadas para atender demandas dos reguladores, da B3 ou de áreas internas da BSM, após identificação de temas que estejam passando por uma transformação ou ajuste no mercado.

Além dos objetivos e tipos de auditoria, o guia também contempla os processos auditados, cronogramas, critérios de avaliação, roteiros, apresentação de resultados, e outros tópicos.

“As auditorias são essenciais para promover uma cultura de melhoria contínua, incentivando o mercado a adotar melhores práticas de governança e gestão de riscos. Ao implementar as nossas recomendações, os participantes aumentam a eficácia de seus processos e controles internos, reduzem a exposição a riscos e passam a operar de maneira mais segura, em compliance com as regras em vigor”, explica Demarco.