Gestor de Investimentos

  • Orientações

    Esta página traz orientação para aqueles que desejam acesso à Plataforma de Negociação de Balcão B3 (Trader), nos perfis de Front-Office. Caso queira verificar previamente se sua instituição possui relacionamento aberto no Balcão B3, consulte aqui.

    Para abertura de relacionamento da gestora, criação de usuário administrador da Plataforma NoMe e usuário operador do Trader, é necessário o preenchimento dos documentos solicitados abaixo:

  • Cadastro da instituição participante
    1. Cartão de Autógrafos (Veja Instruções)
      • Ficha de indicação de representantes
      • Este documento é a formalização de quem são os representantes autorizados a assinar documentos em nome da instituição.
      • A regra de representação para diretores e procuradores devem seguir a documentação societária.
      • A inclusão de pessoas autorizadas na B3 depende da aprovação formal (Diretor ou procurador com poderes de substabelecimento) e assunção de risco inerente à indicação.
    2. Solicitação de outorga de Direito de Acesso à Plataforma de Negociação de Balcão B3 para Gestor
      • Este documento é o pedido formal de solicitação de acesso da gestora à Plataforma de Negociação de Balcão B3;
      • Deve ser baixado, preenchido e enviado ao time de cadastro.
      •  

    3. Ficha Cadastral (Veja instruções)
      • Este é o documento onde deve ser informado os dados e características de sua instituição.
      • Importante: Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, será gerado um protocolo para que você possa gerar a Versão para impressão da Ficha Cadastral.
      • Para consultar a versão para impressão da ficha cadastral, informe o protocolo gerado e a razão social exatamente como inserido no formulário.
      • Após gerar a versão para impressão, este documento deve ser enviado ao time de cadastro.
      •  

    4. Retornar para Ficha Cadastral
      • Este link serve para você retornar para a página de preenchimento da ficha cadastral, caso deseje alterar, ou continuar o preenchimento de onde parou. Para abrir seu registro salvo, utilize o protocolo que foi gerado no preenchimento anterior;
      •  

    5. Documentação societária:
      • Deve ser enviada cópia registrada na junta comercial do contrato social para instituições com sociedade limitada (LTDA) ou estatuto social para instituições com sociedade anônima (S/A).
      • Deve ser enviada cópia registrada na junta comercial da ata de assembleia que nomeia a atual diretoria.
      •  

    6. Quadro resumo
      • Deve ser preenchido o quadro resumo com a indicação de localização da eleição, mandato e poder de representação dos diretores.
  • Cadastro de usuário administrador na Plataforma NoMe

    O usuário administrador da Plataforma NoMe é o responsável por criar o segundo usuário administrador e os demais usuários operadores do Trader para a instituição. É imprescindível que o segundo usuário administrador seja cadastrado, para que a instituição não corra o risco de ficar sem administrador para liberar acesso aos operadores futuramente.

    1. Solicitação de Cadastramento de dois usuários administradores
      • Este documento deve ser preenchido diretamente na página que você foi direcionado, e ao final, deve ser gerado PDF, utilizando a funcionalidade de impressão (Ctrl+P).
      • Este documento deve ser preenchido, baixado, assinado e enviado ao time de cadastro.
    2. Cópia do RG e CPF do(s) usuário(s)
      • A(s) cópia(s) deve(m) ser enviada(s) ao time de cadastro.
      •  

      Autenticação na Plataforma NoMe

      Quando o acesso da instituição for via RTM, a autenticação será por meio de usuário e senha forte. Se o acesso for via Internet, a autenticação será por meio de usuário, senha forte e segundo fator de autenticação. O segundo fator de autenticação pode ser obtido de duas formas:

      1. Recebimento de token via e-mail.
      2. Geração de token via aplicativo CA Mobile Authenticator, disponível para download nas lojas de aplicativos on-line.

      A forma de obtenção do segundo fator de autenticação é definida na solicitação de credenciamento do usuário.

  • Cadastro de operador no Trader

    O usuário operador no Trader pode consultar os dados de Market Data e realizar atividade por meio dos módulos de negociação do Trader, dependendo do perfil selecionado na criação de usuário:

    Perfil Acesso Trader
    NÃO LIQUIDANTE NEGOCIADOR Negociação
    NÃO LIQUIDANTE LEILOEIRO NEGOCIADOR Negociação
    NÃO LIQUIDANTE CONSULTADOR Consulta

     

    1. O usuário administrador do front office deverá criar o acesso do usuário operador diretamente no NoMe no caminho: controle de acesso> usuário> inclusão de usuário. Nesse momento o perfil de atuação deverá escolhido, conforme tabela acima;
    2. O usuário administrador deverá informar o usuário e a senha provisória para o novo operador.
    3. O novo usuário operador deverá acessar a Plataforma NoMe para solicitar a criação de seu usuário no Trader no caminho: controle de acesso> usuário> manutenção de usuário (cetip trader).
    4. Se o passo acima for executado na Plataforma NoMe até às 18h, em um dia útil o operador poderá receber a senha de acesso.
    5. Se houver dúvidas sobre o acesso ao Trader, contate a central de atendimento de operações pelo e-mail [email protected] ou
  • Etapas do processo e prazo de atendimento
    1. Preencher os formulários eletrônicos e salvar em pdf. Os arquivos preenchidos sem assinatura podem ser enviados ao time de Cadastro para validação, caso necessário. O time irá analisar e responder em até 2 dias.
    2. Enviar os formulários assinados digitalmente com ICP-Brasil para [email protected], ou com assinatura original e à tinta, no caso de assinatura física. O time irá analisar e abrir a conta em até 3 dias, caso não haja inconsistências. Um e-mail será recebido informando a conclusão da demanda.
    3. Para os participantes com lançamento próprio, o login e senha de acesso do usuário administrador ao sistema de registro serão emitidos em até 2 dias, após a abertura da conta, e serão recebidos por e-mail.
     

    Pronto! A Instituição está cadastrada na B3.

     

    Sobre o Trader

    Clique aqui para saber mais sobre o Trader.

    Dúvidas, projetos e sugestões para o Trader entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2565-5996.

    Para suporte e central de atendimento de operações entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2565-5022.

    Clique aqui  para os demais canais de atendimento.

    Clique aqui para consultar a Tabela de tarifação do Balcão B3.

    Ficou com dúvidas ou quer mais informações?
    Fale com a gente:
    Portal Atende B3
    WhatsApp: (11) 99151-4402, opção 7 - Cadastro
    E-mail: [email protected]