Open Insurance

  • Introdução

    O Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação, com o uso de interface dedicada para essa finalidade.

    Somente membros autorizados pela Susep, devidamente registrados no diretório central podem trocar dados. Quem recebe dados dos participantes tem a obrigação de doar seus dados também.

  • Papel da B3

    A B3 atua como provedor da infraestrutura para o Open Insurance para as seguradoras, fornecendo a plataforma com as APIs e monitoramento das mesmas e a gestão do fluxo de consentimento definidos para fase 2 do Open Insurance.

    Entre suas vantagens, destacam-se:

    • Utilização dos dados do SRO como base de doação;
    • Infraestrutura compartilhada com redução de custos;
    • Conversão de APIs já existentes;
    • Comunicação Seguradora x B3 mais simples e barata para dados públicos;
    • Gestão dos consentimentos para transmissão ou recepção de dados;
    • Monitoramento do ambiente, expansão da capacidade, throttle de volumes, API Gateway feitos pela B3
    • Blindagem do ambiente da seguradora do ambiente Open Insurance.
  • Como funciona
    proposta_de_solucao_macro_pt-br.png

     

    Proposta de Solução Macro – Open Insurance com SRO

    Ambiente das Seguradoras: Dados Abertos (Dados Adicionais OPIN), Dados Transacionais e Dados Cadastrais

    Ambiente B3: SRO e Dados Cadastrais Fase 2
    Meios de Comunicação: Arquivo e API

    Dados homologados Susep: Dados Públicos Fase 1 e Dados Transacionais Fase 2

    Consentimento: Gestão, Revogação, Autenticação e Validade (Cliente)

    Open Insurance B3: API’s (Seguradora/Congênere)

  • Contatos

    Atendimento

    A Central de Atendimento da B3 está disponível de segunda a sexta-feira, das 09:00 as 18:00.
    Telefone: 0300-777-1515
    E-mail: [email protected]

    Time que apoiará com dúvidas dos produtos de seguros.

    Relacionamento

    Claudia de Oliveira Prado Santos
    [email protected]
    Telefone: (11) 97452-0307

    Cobrança

    [email protected]

    Time que apoiará quando o assunto for cobrança de fatura, nota fiscal, entre outras solicitações.

    Canal prioritário para tratamento de incidentes – Suporte Técnico
    [email protected]
    Telefone: 0300-777-1515 - Opção 8

    Portal de Auto Atendimento: csa.cetip.com.br/seg