Fase 1: Audiência Restrita
A discussão em audiência restrita visou ouvir algumas pessoas-chave relacionadas a estatais. Para tanto, foram realizadas algumas entrevistas com especialistas e quatro reuniões presenciais, com duração total de dezesseis horas. Essas reuniões contaram com um público médio de quarenta pessoas, entre representantes do governo federal e estadual, sociedades de economia mista abertas, entidades de mercado, investidores e órgão regulador.
Além das entrevistas e das reuniões presenciais, houve o recebimento de manifestações por escrito e discussões com áreas da própria B3 e da CVM.
As maiores discussões envolveram os aprimoramentos de regras de divulgação de informações sobre a persecução do interesse público e também as medidas de instituição de requisitos mínimos para a indicação de membros da administração da empresa estatal, bem como da verificação da aderência dos candidatos aos referidos requisitos.
- Acesse aqui o convite para participação da audiência restrita
- Acesse aqui a apresentação da coletiva de imprensa
- Acesse aqui os fundamentos para a elaboração do programa de governança de estatais
- Acesse aqui as propostas para o programa de governança de estatais
- Acesse aqui as pesquisas que subsidiaram as propostas para o programa de governança de estatais
Fase 2: Audiência Pública
Diante da série de aprimoramentos ao texto originalmente discutido, foi necessária uma nova rodada de discussões, que ocorreu por meio da instalação da Câmara Consultiva de Mercado de Governança Corporativa (CCMGE), criada para auxiliar a administração da B3 na condução desse debate.
- Acesse aqui a apresentação sobre a nova fase de discussão sobre o programa de governança de estatais
- Acesse aqui o Comunicado Externo sobre a criação da CCMGE
A CCMGE avaliou e comentou a nova versão do programa de governança de estatais e, na sequência, compartilhou a versão com demais interessados, compilou comentários recebidos e prosseguiu com a análise final do documento, que foi, então, enviado para deliberação do Conselho de Administração da B3.
O Programa Destaque em Governança de Estatais foi divulgado em 30/09/2015.