Listados

Listados

Desenvolvemos uma ampla oferta de produtos e serviços para o mercado de Listados com o objetivo de estimular as empresas a seguirem as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, dentro de padrões internacionalmente reconhecidos.

Um dos mecanismos de incentivo para a adoção de boas práticas e promoção de transparência é o desenvolvimento de índices que reúnem em uma carteira as empresas que mais se destacam em determinados aspectos ASG.

Esses índices podem ser replicados por fundos de investimento ou ETFs (Exchange Traded Funds, do inglês), cujo retorno acompanha o desempenho destas companhias. Desta forma, atingem também os investidores interessados em trazer o tema para sua carteira de investimentos.

Em 2023, passamos a contar com dez índices ASG no mercado de Listados. Confira a seguir.

A imagem apresenta o texto “ICO2 B3” em letras maiúsculas azuis sobre fundo branco.

Índice de Sustentabilidade Empresarial

O Pacto Global da ONU foi criado em 2000, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial a adotar os 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Em 2005, nos tornamos a primeira bolsa do mundo a aderir à iniciativa, da qual também somos membros do Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB).

O ISE B3 tem um ETF listado que segue a sua performance, o ISUS11. Confira aqui os detalhes.

A imagem apresenta o texto “ICO2 B3” em letras maiúsculas azuis sobre fundo branco.

Índice Carbono Eficiente

Criado em 2010, o ICO2 B3 busca evidenciar ao mercado as empresas que já deram o primeiro passo na agenda de mudança do clima preparando seu inventário de gases de efeito estufa. O índice também antecipa a visão de como as integrantes da carteira estão se preparando para uma economia resiliente e de baixo carbono.

A imagem exibe o texto 'IDIVERSA B3' em negrito, letras azuis escuras sobre um fundo transparente ou claro.

Índice de diversidade

É o primeiro índice latino-americano a contemplar critérios de gênero e raça para a seleção das empresas que compõem sua carteira. Por meio desta iniciativa, buscamos promover a diversidade e a empregabilidade de grupos sub-representados (gênero feminino, pessoas negras e indígenas) A metodologia leva em consideração o quanto a diversidade em uma companhia se aproxima ao perfil da população brasileira

A imagem mostra o texto “IGPTW B3” escrito em letras maiúsculas azuis escuras sobre fundo preto.

Índice GPTW B3

Criado a partir do ranking Great Place to Work (GPTW), o índice pretende mostrar o desempenho médio das cotações dos ativos de empresas admitidas a negociação na B3, certificadas pela GPTW como as melhores para se trabalhar.

Texto em letras azuis escuras onde se lê 'IGC B3' sobre fundo transparente.

Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada

O objetivo do IGC é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas listadas no Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da B3.

Texto em letras azuis escuras onde se lê 'IGCTB B3' sobre fundo transparente.

Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada

O objetivo do IGC é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas listadas no Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da B3.

Texto em letras azuis escuras onde se lê 'ITAGB3 B3' sobre fundo transparente.

Índice de Ações com Tag Along Diferenciado

Reúne ações de empresas que oferecem melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação de controle.

Texto em letras azuis escuras onde se lê 'ICBIO B3' sobre fundo transparente.

Índice de Crédito de Descarbonização B3

Primeiro índice do nosso segmento de Balcão, é o indicador de desempenho do preço médio ponderado e ajustado do Crédito de Descarbonização (CBIO) registrado na B3.

Índice S&P/B3 Brasil ESG

Lançado em 2020, em parceria com a S&P, o índice S&P/ B3 Brasil ESG ou simplesmente, Índice Brasil ESG, usa critérios baseados em práticas ambientais, sociais e de governança para selecionar empresas brasileiras para sua carteira. O Índice Brasil ESG também é seguido por um ETF listado, o ESGB11. Clique aqui para mais detalhes.

 
 
 

Ações verdes

A B3 Ações Verdes (BAV) foi desenvolvida com o objetivo de reconhecer companhias que contam com atividades que contribuam com a proteção do meio ambiente e com o combate às mudanças climáticas. Consequentemente, poderá apoiar a manutenção do mercado de capitais brasileiro na vanguarda do movimento internacional que visa a incentivar as companhias, de maneira voluntária, a atuarem de forma alinhada às melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa (ASG).

Esta iniciativa auxilia investidores a direcionar seus recursos para o financiamento de uma economia mais sustentável, criando um modelo no qual a comunicação das empresas listadas sobre a origem de suas receitas e direcionamento de investimentos é padronizado, transparente e objetivo. Para as empresas, é uma forma de demonstrar de maneira clara seus compromissos com a economia verde, além de facilitar eventual fluxo de capital sustentável potencialmente alocável.

A designação BAV se baseia nos Green Equity Principles, lançados em 2023 pela World Federation of Exchanges (WFE), organização apoia o desenvolvimento do mercado de capitais por meio de pesquisas, estudos e estatísticas sobre boas práticas de mercado, incluindo finanças sustentáveis e normas internacionais.

Para aplicar à iniciativa a empresa deve realizar a contratação de Entidade Avaliadora previamente credenciada pela B3, a qual assegurará o cumprimento dos critérios estabelecidos para atestar que a empresa tem “ações verdes”.

É importante destacar também que para a manutenção da designação, as empresas deverão passar por avaliações anuais por Entidade Avaliadora.

Veja a notícia sobre o lançamento da designação B3 Ações Verdes Caso tenha mais dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail acoesverdes@b3.com.br

Para mais informações,

acesse acões verdes