Índice Carbono Eficiente - ICO2 B3

  • Apresentação 

    Criado em 2010, o Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3), desde o início, teve como propósito ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil.

    Objetivo

    A adesão das companhias ao ICO2 B3 demonstra o comprometimento com sua eficiência na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e na adoção de práticas de gestão que conduzam a uma maior eficiência nessas emissões, contribuindo para o avanço da transição para uma economia de baixo carbono.

    Ativos elegíveis

    De 2010 a 2019, eram convidadas para participar do processo, as companhias integrantes do IBrX 50. A partir de 2020, em um processo de revisão da metodologia, considerando tendências e movimentos mundiais na temática, a B3 passou a convidar as companhias do IBrX 100, para composição das carteiras a partir de 2021. A partir de janeiro de 2025, serão elegíveis os ativos que fazem parte da carteira do Índice Brasil Amplo (IBrA B3).

    O ICO2 B3 é composto das ações e units exclusivamente de companhias listadas na B3 que atendam aos critérios de inclusão descritos na metodologia.

    Não estão incluídos nesse universo BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem (ver Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3).

    Calendário para as empresas listadas – Processo 2024/2025

    calendario para empresas listadas

     

    Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected]

     

  • O ICO2 B3 conta com o ETF ECOO11, gerido pela BlackRock.

    Para mais informações clique aqui ou acesse o site da BlackRock.