Investimento Social Corporativo
Investimento Social Corporativo
Investimento Social Corporativo
Como uma empresa alinhada às melhores práticas de sustentabilidade e que busca induzir os demais participantes do mercado a adotá-las, investimos também em iniciativas voltadas para o desenvolvimento da sociedade.
Por meio da B3 Social, que faz parte da nossa atuação referente ao pilar “S”, atuamos para contribuir com a redução das desigualdades no Brasil. Para lidar com um desafio tão grande, nos últimos anos a B3 Social estudou as melhores práticas nacionais e internacionais de Investimento Social Corporativo (ISC) para montar a sua estratégia de impacto na sociedade. Essa estratégia se resume em três frentes de atuação:
Financiamento de projetos, no qual são apoiadas organizações que atuem de forma estruturante na melhoria da educação pública brasileira e ações emergenciais por meio de recursos diretos e leis de incentivo fiscal;
Voluntariado, por meio do qual mobilizamos os funcionários da B3 a participarem de ações e campanhas sociais; e
Indução de boas práticas no mercado, em que compartilhamos experiencias e ferramentas e aprendizados com outras companhias para acelerar sua jornada de desenvolvimento em aspectos sociais e buscando maior impacto coletivo.
Sua atuação está conectada com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), movimento global promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU):
Estratégia de atuação
A B3 Social adota o modelo de Filantropia Estratégica, que tem como característica principal uma parceria personalizada que inclui apoio financeiro e não-financeiro, fundamentada em mensuração de impacto, dados e evidências.
Alguns exemplos de ações que fazem parte dessa estratégia são:
Diálogo e monitoramento constante para que o apoio seja também um processo formativo;
Conexões com outros parceiros para ampliar impacto e atuação em rede;
Encontros formativos presenciais e online sobre temais atuais do terceiro setor;
Feedback personalizado para cada projeto.
O objetivo desse modelo é, além de viabilizar a implementação do projeto, fortalecer a estrutura, a gestão e os processos das organizações apoiadas para garantir a sustentabilidade financeira das instituições.
Destinação de recursos
Como financiadora de projetos utiliza seu conhecimento em gestão, métricas de resultado e evidências para selecionar apoiar iniciativas sociais com impacto comprovado. O apoio pode ser realizado com a destinação de recursos na modalidade de doação direta ou via leis de incentivo fiscal.
A estratégia é priorizar o apoio a projetos estruturantes que contribuam para a melhoria da educação pública brasileira e para a redução das desigualdades de aprendizagem de forma sistêmica, em três principais temáticas:
- Educação Pública
- Esporte Educação
- Formação para a vida e trabalho
Ao mesmo tempo, diante de necessidades urgentes de pessoas e comunidades em vulnerabilidade, a B3 Social também apoia iniciativas emergenciais e assistenciais em todo o território brasileiro
Para compor a carteira equipe da B3 Social segue uma estratégia baseada em dados e evidências e na sua teoria da mudança, que dita os objetivos de longo prazo. Anualmente, o time da B3 Social realiza uma prospecção ativa convidando organizações que possuam projetos alinhados e complementares a sua estratégia de impacto. Esses projetos passam por um criterioso processo seletivo, envolvendo due diligence, entrevistas, submissão de proposta detalhada incluindo evidências, metas, indicadores e orçamento.
Anualmente a B3 Social aporta mais de R$ 50 milhões em projetos sociais em todos os estados brasileiros.
Os processos e ferramentas descritas acima estão disponíveis para serem compartilhadas com instituições que desejam obter um entendimento mais profundo dos nossos critérios e instrumentos de seleção e monitoramento de projetos sociais.
Para conhecer mais detalhes sobre nossa atuação em Investimento Social Privado, acesse o Relatório de Atividades.
acesse aquiVoluntariado
A B3 Social é responsável, também, pelo nosso programa de voluntariado, que tem como objetivo fomentar a filantropia individual e mobilizar o time B3 para participar de ações sociais.
As iniciativas são estruturadas em quatro níveis, em ordem de complexidade, maturidade e dedicação - de forma que pessoas de diferentes perfis e momentos de vida e de carreira tenham a oportunidade de participar. Exemplos de ações realizadas são: campanhas de matchfunding, mentorias com jovens, consultoria social para organizações do terceiro setor, doação de sangue na B3, entre outras.
Com essa estratégia, a cada ano, mais de 50% do time participa das ações e campanhas propostas pela B3 Social.
Um fator que contribui para a alta participação no programa de voluntariado é um incentivo dado pela B3: na empresa todos os funcionários podem utilizar até 2 horas mensais para a realização de atividades sociais durante a jornada de trabalho.
As ações e estratégias de voluntariado podem ser compartilhadas com empresas interessadas em conhecer mais nossas iniciativas de engajamento interno.